Volte ao SPIN

domingo, 27 de março de 2011

Encontro de gaitistas

O que: Encontro de gaitistas. Quando: 8 de abril/11, 6a. feira. Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer. Horário: 21 h. Qem enviou o folder: Babidu, do Grupo Empreza (performance)

ENCONTRO DE GAITISTAS apresenta:  Show/Festa com Blues Etílicos (RJ) e Abluesados (GO) dia 8 de abril em Goiânia – Centro Cultural Oscar Niemeyer! O projeto ENCONTRO DE GAITISTAS nasceu da demanda pulsante da cidade de Goiânia, Goiás, por eventos ligados ao
estilo de música denominado Blues. Trata-se de um evento voltado eminentemente à execução desse estilo e sempre conta com a participação de gaitistas e outros instrumentistas, cada um trazendo sua experiência e suas influências.
Em 2007 a banda Abluesados, grupo de Blues goiano, deu início ao projeto reunindo-se todas as primeiras sextas-feiras dos meses no Alternativo Cultural Bar, espaço que desde o início da banda deu todo apoio para as ações do grupo.  Com o passar dos anos, o projeto toma corpo e se profissionaliza com a entrada dos produtores Leandro Machado, Babidu e a produtora Balaio produções culturais. Em 2010 ganha peso com a participação de Flávio Guimarães, gaitista de renome internacional e membro fundador da banda Blues Etílicos-RJ, além de outros gaitistas de peso nacional e regional sempre contando com a participação maciça do público. Flávio Guimarães é considerado no Brasil o maior nome do Blues e a maior referência da gaita, tem a maior discografia e número de shows realizados e hoje apadrinha o projeto. Atualmente o ENCONTRO DE GAITISTAS está entre os mais respeitados eventos de Blues no Brasil e sem dúvida é o projeto mais expressivo da cidade de Goiânia.

“… A harmônica, ou simplesmente gaita, como é apelidada no Brasil, é o “menor” dos instrumentos
musicais. Dessa excentricidade física, surge talvez o fascínio que esse instrumento quase invisível
exerce nas pessoas. Meu objetivo é ampliar os horizontes dos futuros gaitistas mostrando os principais
recursos e possibilidades desse instrumento. Fazendo parte da família dos instrumentos de palheta
livre inspirados em antigos instrumentos chineses como o shang, a harmônica foi inventada por um
relojoeiro alemão, Christian Bushman, em 1821 e desenvolvida por um fabricante de instrumentos da
Bohemia chamado Richter. Chegou à era da produção em massa através do também relojoeiro e
renomado homem de negócios Mathias Hohner…”
A Gaita no blues, por Flávio Guimarães.
http://www.encontrodegaitistas.d5.com.br